Lutando por inclusão


A map desenvolveu naming, logo e materiais de divulgação para projeto de cunho social implementado pela School Fighter, com o objetivo de trazer jovens da rede pública de ensino do bairro do Ipiranga para as aulas de Jiu-Jitsu Kids da academia, de forma gratuita.


O nome nasceu da constatação da falta de oportunidades que os jovens em situação financeira mais vulnerável enfrentam. Boa parte dessa juventude desemparada pelo estado já é lutadora, mas longe dos tatames. E quando o assunto são artes marciais, as oportunidades parecem ser ainda menores, dado a falta e o sucateamento de centros públicos voltados a atividade. Considerando essa realidade e necessidade de lutar pelo orgulho próprio e por dignidade, acabou sendo natural chegar ao nome escolhido: Sou da Luta.


A map escolheu para representar o projeto um logo com características que dialogassem com a identidade da academia, tendo como premissa:

• Não personificar nenhum gênero;

• Não especificar modalidade, de modo que a academia possa extender , em um

segundo momento, outras modalidades além do Jiu-Jitsu;

• Mostrar o vínculo do projeto com a escola (considerando a mecânica de seleção

atual), mas não de modo explicito, já que outras formas de seleção podem ser aplicadas;


A map também prestou consultoria no desenvolvimento da mecânica do projeto e seu público alvo e idealizou toda a campanha de divulgação, que compreendia materiais impressos e digitais.


Em pouco tempo o projeto se mostrou um enorme sucesso. Um número bastante expressivo de empresas rapidamente aderiram ao Sou da Luta através do apoio financeiro para a aquisição de material para as aulas (quimono e faixas).